data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Eles ainda não sabem quando vão cruzar o arco da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), almoçar no Restaurante Universitário e curtir a sombra das árvores no bosque antes da aula. Mas os calouros recém aprovados pelo Sisu já têm motivos para comemorar.
Pesquisa da UFSM investiga olfato de dinossauros 'pescoçudos' na região
Depois de oito dias para escolha do curso e análise da nota de corte, o listão foi conhecido nesta sexta-feira. Os nomes dos "bixos", agora, vão da lista para as faixas de aprovados. Em uma gráfica de Camobi, os pedidos já eram feitos na quinta-feira, um dia antes da divulgação da lista. A maioria, contudo, esperou a sexta, quando a gráfica chegou ao auge de solicitações.
- Esse ano, em função da pandemia, diminuiu um pouco. Normalmente, chegava entre 100 e 200 faixas por dia (nesta época). Agora, dá em torno de 50, 60. Como os aprovados não estão na cidade, uma parte pede online. As pessoas, às vezes, fazem nas suas cidades, onde estão - contou Jacson Friederich, proprietário da Espaço Gráfico.
Pais protestam na Praça Saldanha Marinho pela reaberturas das escolas
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Giulia pretende seguir os dois cursos em que foi aprovada
Uma das estudantes que comemoram é Giulia Saquette Xavier, 17 anos. Ela se formou no Ensino Médio em 2020 no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). A caloura conta que o primeiro ano da pandemia foi conturbado, mas a aprovação é um alívio.
- Ainda com o Sisu desorganizado, todos os estudantes ficaram com muita ansiedade. Em questão de estudo, a parte mais difícil é focar, porque dentro de casa. Na sala de aula, é mais fácil focar - argumenta.
Live da UFSM responde questões sobre momento da pandemia e vacinação contra Covid-19
Agora, o desafio para Giulia é duplo. Aprovada em Ciências Biológicas na UFSM pelo Sisu, ela já havia passado para Biomedicina na Universidade Franciscana (UFN). A estudante quer seguir nos dois cursos.
- Estou com esperanças de que vai dar tudo certo, sei que vai ser corrido. Foi um choque, eu estava em dúvida entre fazer Biologia ou Farmácia, mas aí decidi e vamos ver o que vai dar. Na hora que eu vi que passei eu tinha acabado de acordar, estava confusa - conta em meio ao riso.
A situação dos estudantes no Sisu pode ser conferida por cada candidato no site.
CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA
- 19 e 20 de abril - Envio de documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga para selecionados autodeclarados pretos, pardos e indígenas e/ou concorrentes pelas cotas destinadas a pessoa com deficiência
- Entre 19 e 21 de abril - Envio de documentação digitalizada no Portal de Confirmação de Vaga para selecionados em ampla concorrência ou por cotas de Ensino Médio em escola pública
- 21 e 22 de abril - Webconferência de autodeclaração. Horários serão confirmados no edital de chamada regular]
- Portal de Confirmação - Acesse aqui
- Dúvidas podem ser sanadas no Facebook
CRONOGRAMA
- 16 a 23 de abril - Prazo para participar da lista de espera
- 19 a 23 de abril - Matrícula da chamada regular
- A partir de 27 de abril - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data